biblioteca international por un mundo responsable y solidario ritimo

Le portail rinoceros d’informations sur les initiatives citoyennes pour la construction d’un autre monde a été intégré au nouveau site Ritimo pour une recherche simplifiée et élargie.

Ce site (http://www.rinoceros.org/) constitue une archive des articles publiés avant 2008 qui n'ont pas été transférés.

Le projet rinoceros n’a pas disparu, il continue de vivre pour valoriser les points de vue des acteurs associatifs dans le monde dans le site Ritimo.

últimas notícias > notícias > Tribunal libera obras de usina mesmo sem consulta a indígenas

Agencia Informativa Púlsar

Tribunal libera obras de usina mesmo sem consulta a indígenas

11 de Abril de 2012

As obras da hidrelétrica Teles Pires, entre o Mato Grosso e o Pará, foram liberadas pelo presidente do Tribunal Regional Federal, desembargador Olindo Menezes. A decisão invalidou uma liminar que alevaga que a construção prejudicava áreas indígenas.

Concedida pela 2ª Vara Federal em Mato Grosso após um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a liminar havia determinado a paralisação das obras no final de março. Entre as irregularidades apontadas está a falta de consulta prévia aos povos tradicionais afetados pelo projeto.

Em outras três ações anteriores, o MP já havia apontado falhas no processo de licenciamento, como estudos ambientais incompletos, problemas nas audiências públicas e a não realização de ações obrigatórias que poderiam reduzir os impactos da hidrelétrica.

O coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Mato Grosso, Gilberto Vieira, lembra que o Brasil é signatário da Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre povos indígenas e tribais. Esta norma diz que os povos indígenas devem ser consultados sobre qualquer empreendimento que afete suas terras. Segundo Vieira, o Brasil vem descumprindo a Convenção em diversos empreendimentos espalhados pelo país.

O líder indígena Moya Kayabi diz que os índígenas estão dispostos a negociar. Entretanto, caso não haja nenhuma negociação, eles continuarão reinvindicando a paralisação das obras. A Usina Teles Pires deve ser concluída em agosto de 2015. O custo estimado da obra é 4 bilhões de reais. Leia mais

© rinoceros - Ritimo em parceiria com a Fph via o projeto dph e a região Ile de France via o projeto Picri. Site realizado com o software SPIP, hospedado por Globenet. Menção legal - Contacto

ritimo