biblioteca international por un mundo responsable y solidario ritimo

Le portail rinoceros d’informations sur les initiatives citoyennes pour la construction d’un autre monde a été intégré au nouveau site Ritimo pour une recherche simplifiée et élargie.

Ce site (http://www.rinoceros.org/) constitue une archive des articles publiés avant 2008 qui n'ont pas été transférés.

Le projet rinoceros n’a pas disparu, il continue de vivre pour valoriser les points de vue des acteurs associatifs dans le monde dans le site Ritimo.

últimas notícias > notícias > ILGA LAC divulgou hoje (28) informe sobre saúde lésbica e bissexual

Adital

ILGA LAC divulgou hoje (28) informe sobre saúde lésbica e bissexual

29 de Junho de 2011

Qual é o estado de saúde de lésbicas e bissexuais na América Latina e no Caribe? Foi com o objetivo de responder a esta questão que a Associação Internacional de Lésbicas, Trans, Gays, Bissexuais, Intersexuais da América Latina e Caribe (ILGA LAC) divulgou hoje (28) o informe "Saúde lésbica e bissexual na América Latina e Caribe: Construindo novas realidades”. O documento reúne as considerações de 33 ativistas lésbicas pertencentes a diferentes grupos políticos de 11 países do continente latino-americano e caribenho, sobre a questão.

A data para a divulgação deste informe não foi escolhida à toa. Em 1969, o dia 28 de junho ficou marcado por um conflito violento entre gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, que aconteceu no bar Stonewall Inn, em Nova Yorque, Estados Unidos. O episódio ficou conhecido como a ’Rebelião de Stonewall’ e é considerado o marco inicial da luta por respeito e da celebração do orgulho gay.

Os temas abordados, entre outros, foram: qualidade da atenção a lésbicas e bissexuais; doenças que mais afetam a esta população; práticas discriminatórias em centros de saúde; centros de saúde que concedem atenção especializada à lésbicas e bissexuais. As informações coletadas consideram a realidade política de cada país.

A questão dos direitos sexuais e reprodutivos também foi considerada na pesquisa. Sobre essa questão, ficou claro que apenas a Argentina conta com uma lei de direitos sexuais e reprodutivos (Lei Nacional 25.673 de saúde sexual e procriação responsável). No Equador existe uma aprovação constitucional dos direitos sexuais e reprodutivos, no entanto, o país ainda não conta com essa legislação. No Chile, Peru, Bolívia, Costa Rica e Colômbia já foram elaboradas propostas de lei neste sentido. Já no México, República Dominicana, Venezuela e Nicarágua não existem propostas a este respeito.

Sobre o enfrentamento à discriminação sofrida por esta população, foi constatado que apenas o México possui uma Lei Antidiscriminatória. Na Bolívia e no Equador existe a consagração constitucional da não-discriminação por orientação sexual. Na Argentina, apenas alguns estados têm a lei antidiscriminatória. Já no Peru, existe a Lei de Igualdade de Oportunidade que pune a discriminação por sexo e gênero. Na Costa Rica e na República Dominicana, não existe lei que combata este tipo de discriminação. No Chile, Venezuela e Nicarágua não há promulgação desta lei.

Em suas conclusões, o documento afirma que o cenário na região é complexo e ressalta a necessidade de se implementar uma melhor atenção nos centros de saúde, incluindo a questão de gênero e da saúde reprodutiva, e baseada no respeito à diversidade sexual, focando, sobretudo, no atendimento ao ser humano.

A ideia de realizar este informe surgiu em 2010 quando ativistas lésbicas e bissexuais feministas da ILGA LAC perceberam que faltavam informações gerais sobre a temática saúde deste segmento. Para elas, o enfoque à saúde integral significa ir mais além da ausência de doenças, e deve promover um estado de bem-estar social, emocional e físico. A partir disso, o Ideias Sem Gênero (ISIG), organização do Chile se encarregou deste trabalho, que foi desenvolvido de modo autogestionado. Os países que participaram desta pesquisa foram: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana e Venezuela.

Além de dar maior visibilidade à questão da saúde lésbica e bissexual na América Latina e Caribe, já que este é um tema ainda pouco abordado, o documento também pretende gerar uma proposta de ação que contribua para modificar a situação de discriminação que lésbicas e bissexuais vivem na região. Para a ILGA LAC, o informe preenche lacunas e abre novas discussões focadas nesta população. Para conhecer o ILGA LAC, acesse: http://ilga.org/ilga/es/index.html

Leia em Adital

© rinoceros - Ritimo em parceiria com a Fph via o projeto dph e a região Ile de France via o projeto Picri. Site realizado com o software SPIP, hospedado por Globenet. Menção legal - Contacto

ritimo